Consequência de uma cultura tradicional dos homens do mar, as superstições acompanham os marinheiros e pescadores ao longo da história e o surgimento de muitas delas é um mistério, mas a sua eficácia é comprovada, garantem os seus adeptos, e não há quem ouse desafiá-las para provar o contrário.
Algumas delas são simples e justificáveis, outras pelo contrário, são surpreendentes pela estranheza.
Encontramos algumas superstições estranhas que podem te ajudar a ter melhor sorte na próxima pescaria!
Banana no barco? Nem pensar, isso dá um azar danado! A superstição mais popular entre os pescadores no mundo inteiro é a proibição da fruta dentro de qualquer embarcação. Levar uma banana a bordo é sinal de má sorte para pescadores e marinheiros, e a crença não poderia ser mais séria. Até mesmo itens, marcas de roupas e imagens da fruta devem ser evitadas, ou em casos extremos, retiradas do barco imediatamente para evitar que problemas sérios com a má sorte ocorram durante a pescaria.
Por isso, lembre-se de deixar a sua banana em casa quando for sair para pescar, melhor escolher outra fruta para o lanche. E não leve a sua camisa de frutas tropicais com uma banana desenhada, caso contrário ela pode ser arremessada em alto mar e você será o responsável se a pescaria não for lá essas coisas. Não brinque com a má sorte.
Poucas coisas trazem tanta segurança e força como usar aquele amuleto da sorte, não é mesmo? Utilizar um acessório da sorte, que pode ser também uma camiseta ou uma cueca, pode parecer exagero, mas nada melhor que repetir o vestuário que te trouxe tantas alegrias e boa sorte em outras viagens com o objetivo de repetir a mesma fartura de boas energias.
Utilizar a mesma cueca, por exemplo, é um clássico que muitos pescadores não abrem mão. Se o segredo para bons peixes está em manter as cuecas da sorte grudadas ao corpo, com certeza esse será apenas um pequeno sacrifício perto dos momentos incríveis que ele pode proporcionar.
A sorte sempre está do lado dos que nunca pescaram, diz a superstição. Por isso pescadores mais experientes evitam levar os novatos em suas viagens, com medo de que a sua pescaria seja prejudicada pela presença do principiante, que segundo a superstição, vai levar vantagem e acabar com as chances dos mais experientes. Então, se você é o novato da vez, tome cuidado para não ser deixado para trás ‘sem querer’ pelo grupo.
Muitos pescadores que já vivenciaram momentos inesquecíveis com sua tralha de pesca, não se separam delas por nenhum motivo, mesmo depois de se tornarem velhas e imprestáveis.
Pode ser uma isca artificial antiga, que já fisgou troféus memoráveis e que trouxe muita sorte em outras pescarias ou pode ser a primeira vara que o pescador teve e que considera como um amuleto de boa sorte, mesmo não utilizando ela, ele precisa carregá-la se quiser ter uma boa pescaria, e onde quer que esteja esses amuletos precisam estar presentes. É uma necessidade a ser cumprida para garantir que tudo dê certo durante a viagem.
Quer saber mais sobre o universo da pesca?
Siga nossa Newsletter!
Equipe Bnboats
Publicado em: 31/01/232023