Não se preocupe, alugar um barco é mais fácil e barato do que parece! Confira abaixo.
Em Ilhabela, uma lancha para 10 pessoas pode ser alugada por uma média de R$200 por pessoa, mas esse valor pode variar para mais ou menos dependendo da embarcação.
Você pode escolher entre dois tipos de barcos: veleiros e lanchas. A diferença entre eles é basicamente a forma de navegação. Os veleiros, por serem movidos a vento, possuem uma navegação mais silênciosa, participativa, que oferece uma experiência mais ‘orgânica’ do mundo náutico, além de serem capazes de navegar maiores distâncias graças a sua independência de combustível. As lanchas, por outro lado, são os automóveis do mar, movidas a motor, dependem do abastecimento e por isso, possuem menor autonomia, mas oferecem praticidade na navegação e igual conforto a bordo.
Entender sobre essas características básicas dos barcos, é essencial para que você consiga alugar a embarcação que melhor se encaixa nos seus desejos. E são essas variáveis de modelo, tamanho, consumo de combustível, conforto e duração do aluguel que resultam em um maior ou menor preço de aluguel. Um barco maior com certeza será mais caro, porém, se a idéia é dividir o valor com um grupo, o valor pode ficar mais em conta do que o aluguel de um barco menor para poucas pessoas.
Se você não tem a carteira náutica para poder pilotar um barco no Brasil você vai ter que optar obrigatoriamente pela contratação de um capitão, mas esse processo de contratação é fácil, apesar de sofrer muitas variações de preços dependendo da data e do local que você for alugar o barco.
O combustível também é imprescindível para as lanchas e o seu custo irá variar de acordo com o tempo de navegação e a distância que você pretende navegar.
No Brasil, a maioria dos aluguéis são feitos com capitão e combustível inclusos nas tarifas, mas isso não é exatamente uma regra e pode gerar prejuízos pela falta de planejamento. Por isso, é extremamente importante que você pesquise se o valor do aluguel já oferece o pacote completo, com o capitão e o combustível inclusos no preço, e negocie sempre antes do embarque quais serão os valores totais a serem pagos, evitando assim, surpresas com cobranças adicionais de combustível, diárias ou comodidades que forem utilizadas durante o trajeto.
DICA: Cuidado com promoções que mostrem valores muito abaixo da média. Esses valores podem ser exclusivos para o aluguel do barco apenas, não incluindo o pagamento do capitão e os gastos com o abastecimento da embarcação, o que pode elevar (e muito!) o preço final do seu aluguel.
Equipe Bnboats
Publicado em: 31/01/232023