Se tem um lugar onde os pescadores podem se sentir sortudos, esse lugar é o Brasil. Nosso país tem mais de 2500 espécies de peixes de água doce, distribuídos de Norte à Sul, e quase 1300 espécies no ambiente marinho.
Tamanha diversidade fez com que a prática da pesca se tornasse não só uma forma de buscar alimento, mas também um esporte amado por muitos. E se tem uma coisa que importa nesse esporte, ela é o tamanho dos peixes que os pescadores conseguem capturar. Então, se você também gosta de pescar grandes peixes, confira essa lista com os maiores peixes do Brasil e algumas curiosidades sobre eles:
Foto: O Eco
O Pirarucu e a Piraíba não são só considerados somente os maiores peixes do Brasil, mas também do mundo. Eles podem chegar a dois metros e meio e a pesar até 200 quilos. A diferença entre eles é que a Piraíba não tem escamas e o Pirarucu é um peixe escamado. De acordo com especialistas, já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, mas com o passar do tempo eles ficaram mais raros devido ao aumento da sua pesca.
Onde vivem?
Tanto o Pirarucu quanto a Piraíba vivem na região amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea. preferem viver em águas calmas, então não espere encontrar esses peixes em rios com correnteza.
Foto: Revista Pesca & Companhia
2 - Jaú
O Jaú, também conhecido como Jundiá-de-Lagoa, é um dos maiores peixes do Brasil e pode chegar a quase dois metros de comprimento e pesar cerca de 100 quilos.
Onde vive?
Este peixe pode ser encontrado pode ser encontrado tanto na região amazônica quanto nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Jaú prefere águas fundas - como poços nos leitos dos rios ou no pé de cachoeiras e corredeiras.
Foto: Revista Globo Rural - Globo
Conhecido popularmente como Pacu Vermelho, o Tambaqui é uma espécie de água doce que pode alcançar 90 centímetros e até 30 quilos. Essa espécie, ao longo do tempo, se adaptou à vários cenários climáticos e, por isso, tem uma alimentação super variada. É um dos peixes mais apreciados na culinária amazônica.
Onde vive?
O Tambaqui vive na Bacia Amazônica e podem ser encontrados nos rios de águas barrentas durante a seca. Os peixes jovens preferem os lagos mas, durante a cheia, entram nos igapós.
Foto: Conexão Planeta
O Poraquê, conhecido também por peixe-elétrico, é um peixe que pode chegar até dois metros de comprimento e pesar 20 quilos. A sua grande peculiaridade é que ele consegue produzir descargas elétricas em suas células musculares - daí vem o seu nome. “Poraquê”, na língua tupi, significa "o que coloca para dormir".
Onde vive?
O Poraquê vive, em sua maioria, na Bacia Amazônica e rios do Mato Grosso e Rondônia.
Foto: Correio do Estado
5 - Dourado
Dourado, Doirado, Piraju, Pirajuba ou Saijé, este peixe é encontrado não só no Brasil como quase em toda a América do Sul. São encontrados peixes com até 25 quilos e um metro de comprimento. Quando fisgados, eles dão pulos para fora d’água e impressionam os pescadores.
Onde vive?
O Dourado pode ser encontrado nas correntezas Bacias do Paraná, de São Francisco, do Rio Doce e do Paraíba do Sul (Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Sul de Goiás).
Quer encontrar esses peixes viajando com as melhores embarcações? Entre em contato com a Bnboats e alugue o barco ideal para o seu tipo de pesca!
Fontes: https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-principais-especies-distribuicao-geografica-habitat-alimentacao-reproducao-e-caracteristicas-gerais
http://fishpoint.com.br/tipos-de-peixe/os-seis-maiores-peixes-do-brasil/
https://agro20.com.br/jau/
https://www.embrapa.br/contando-ciencia/animais-e-criacoes/-/asset_publisher/jzCoSDOAGLc4/content/o-maior-peixe-de-rio-do-mundo/1355746?inheritRedirect=false
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/jau.html
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102566/1/boletim.pdf
http://www.pescacommosca.com.br/px43.htm
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/poraque-como-vive-o-peixe-eletrico-da-amazonia.htm
Publicado em: 04/02/232023