A pesca é um dos esportes mais praticados no Brasil, ocupando lugar privilegiado entre os hábitos mais comuns dos brasileiros nos seus momentos de lazer. A prática da pesca esportiva tem se reinventado nos últimos anos e com isso manteve o seu crescimento, conquistando novos praticantes a cada dia.
A favor desse desenvolvimento estão as regiões alagadas que são abundantes no nosso país e que oferecem muitas opções de peixes, lugares e modalidades de pesca que podem ser praticados em todo nosso território.
Além dos brasileiros, o Brasil também atrai todos os anos pescadores do exterior, em busca de troféus e dos momentos emocionantes que a pescaria proporciona. Aqui, além da imensa diversidade de peixes e lugares favoráveis à prática, o turista também pode aproveitar paisagens de exuberância natural e a hospitalidade turística e cultural dos habitantes dessas localidades.
Como são muitas as opções e lugares para se fazer uma pescaria no Brasil, separamos uma lista com os destinos imperdíveis para você e seus amigos aproveitarem na próxima viagem de pesca.
No Estado do Mato Grosso do sul está a maior planície inundável do planeta onde é possível encontrar cerca de 230 espécies de peixes diferentes, inclusive os considerados ‘nobres’ para a pesca esportiva. O turismo é bastante desenvolvido na região por isso não falta infraestrutura para organizar a sua viagem e ter a melhor experiência de pesca possível. A gastronomia e a cultura pantaneira são atrativos imperdíveis durante o tempo livre da sua viagem.
Bagre, Barbado, Cachara, Curimbatá, Dourado, Jaú e Pintado, são alguns dos peixes que ocorrem no Pantanal.
O Rio Trombetas nasce na fronteira com o Suriname e fica praticamente isolado em meio à floresta. Localiza-se a 400km de Manaus numa região de difícil acesso no norte do Pará. Tem se tornado um destino muito procurado pelos pescadores devido a grande variedade de espécies que podem ser encontradas.
Peixes como Trairões, Pirararas, Jaús, Piraíbas, Bicudas, Corvinas, Piranhas Pretas Gigantes e muitas outras espécies que variam de acordo com a época do ano.
A cidade faz divisa com dois outros países Argentina e Paraguai e abriga pontos de pesca renomados como o Rio Paraná e o Lago Itaipu que em seus 1.350km de extensão, abriga espécies de: Tucunarés, Corvinas, Traíras, Dourados e Piaus.
O Rio Paraná se estende pelo Estado de Corrientes já em território argentino, passando pelas cidades de São Ituizangó, Ita-Ibaté, Paso de la Patria e Esquina, nesses locais estão os melhores pontos de pesca com exemplares grandes de espécies como: Pintados, Cacharas, Jaús e Dourados. Mas Tucunarés, Piracanjubas, Corimbas e Pacus também são comuns habitantes do rio.
Na região de Portobelo, encontra-se um dos pontos mais relevantes para a prática da pesca diurna e noturna no Estado de Santa Catarina. Além da Anchova, reconhecida pela sua esportividade, abrigam-se inúmeras espécies nos costões, sendo possível pescar Garoupas, Tainhas, Sargos, Badejos.
Na região peninsular há ocorrência de Dourados, Cavalas, Bonitos, Marlins Brancos e Azuis nos registros de pesca da região
O “Rio das Araras” como é traduzido o nome do Rio Araguaia em Tupi, é um dos maiores rios do Brasil com 2,627km de extensão. Suas cidades ribeirinhas são bem receptivas e possuem infraestrutura para atender os pescadores, por isso é fácil encontrar um barqueiro ou reservar um roteiro para sua viagem de pesca.
Em Aruanã, uma das cidades situadas ao longo do rio, o melhor período para a pesca encontra-se entre Abril e Junho, quando o rio baixa e formam-se cardumes. Entre Novembro e Fevereiro ocorre a Piracema, período de reprodução dos peixes, a pesca é permitida mas o transporte dos pescados não.
A lista de peixes que ocorrem por lá é bastante longa. Algumas das espécies são: Pintado, Piraíba, Bargada, Barbado, Piavuçu, Piapara, Jaú, Tucunaré, Corvina, Caranha, Pacu, Pirarara, Tuvira, Arraia, Acará, Traíra, Candirú, Mandi, Bicuda, Fidalga, Piabas, Piabanha, Curimatã entre outros.
A cidade de Barcelos no Amazonas é banhada pelo Rio Negro e recebe o título de capital internacional da pesca esportiva, como destino turístico de pesca tornou-se relevante para os praticantes ao redor do mundo oferecendo infraestrutura para receber bem os pescadores e ótimos pontos de pesca que atraem milhares de pescadores todo o ano.
Devido a grande variedade de serviços turísticos, você pode optar por barcos hotéis, lodges e pousadas que oferecem os serviços de pesca com piloteiros já inclusos no pacote. Tudo vai depender da sua exigência e orçamento mas o que importa é que Tucunarés não irão faltar!
A pescaria de Tucunarés é farta devido a sua predominância na região, porém espécies de peixes de couro como Pirararas e Piraíbas também podem ser encontradas em abundância.
O Rio Grande banha os Estados de São Paulo e Minas Gerais e é um dos rios formadores do Rio Paraná, que já comentamos nesse artigo. O município de Miguelópolis é uma dos pontos que oferecem a infraestrutura necessária para os pescadores e a proximidade aos pontos de pesca.
Além dos Tucunarés Azuis, encontra-se também Dourados, Corvinas, Carpas, Corimbatás, Traíras e Pintados.
Destino turístico de praia, conhecido mundialmente que fica no litoral da Bahia, mais precisamente localiza-se a cerca de 100km ao norte de Salvador, e é um destino muito procurado para praticantes da pesca embarcada, atraindo brasileiros e muitos estrangeiros.
Em Sabaúma ocorrem espécies de Xaréu Preto, Aracanguira, Vermelho Cioba, Wahoo, Badejo entre outras.
Pronto, agora você já pode planejar o seu percurso atrás dos troféus que ainda faltam na sua trajetória. Clique aqui e conheça nossos barcos de pesca esportiva para aluguel.
Equipe Bnboats
Publicado em: 31/01/232023