Andar pelas ruas de Paraty é como estar em um museu a céu aberto, que nos revela através dos detalhes que as suas edificações escondem, um passado colonial que se confunde com a modernidade dos nossos tempos.
A história da cidade tombada em 2019 pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional se mistura facilmente com a história o Brasil, primeiro quando testemunhou o desaparecimento dos índios nativos que ocupavam toda região durante a chegada dos portuguese no século 16 e depois, quando tornou-se referência econômica durante os ciclos de produção do açúcar e do café, e importante rota do transporte do ouro trazido de Minas Gerais. Além de ser uma referência náutica para entusiastas e navegadores por ser um porto de condições muito favoráveis à navegação.
A natureza circundante também é generosa e oferece muitos atrativos para os visitantes. A cidade se espreme entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina, um refúgio da flora e fauna da Mata Atlântica, e o mar. A exuberância natural da cidade ostenta centenas de praias além de cachoeiras e trilhas para a prática de hiking e ciclismo.
Paraty hoje é um pólo turístico respeitado, com uma infraestrutura completa que oferece roteiros gastronômicos, artísticos e culturais.
Preparamos um itinerário com as melhores opções para você curtir Paraty por terra e por mar.
Alugar um barco em Paraty tem que fazer parte dos planos se você quiser conhecer algumas das 65 ilhas que existem nas águas ao redor da cidade, e que sozinhas já ocupariam, sem arrependimentos, todo o seu final de semana.
Mas se você não quer só pular de uma ilha para outra vale a pena separar um tempo para conhecer a Ilha Comprida, um recanto livre da ação humana e com imensurável vida marinha, a ilha é rodeada por paredões rochosos e possui águas calmas e cristalinas que formam verdadeiras piscinas naturais. O local é indicado para a prática de mergulho com snorkel e da pesca esportiva.
Outro destaque que não pode faltar é o imperdível fiorde do Saco do Mamanguá, local de beleza singular no nosso país. Faça também uma visita à Praia do Engenho, Praia de Ponta do Costa e Praia do Cruzeiro.
Confira as melhores opções de barcos para alugar em Paraty.
A região que já foi a maior produtora do país começou sua produção em meados de 1600 e tornou-se a mais cara e cobiçada cachaça do Brasil. Em 1700 eram mais de 100 alambiques espalhados pela cidade e teve tanta importância para região que a cachaça era chamada pelo nome da cidade: Paraty.
Hoje restam apenas 7 alambiques que recebem visitantes, anote aí:
Alambique Coqueiro
Alambique Corisco
Alambique Maria Izabel
Alambique Paratiana e Mulatinha
Alambique Pedra Branca
Alambique Maré Cheia
Alambique Engenho D’ouro
Conhecer a Gastronomia Criativa
Pra quem não sabe Paraty integra desde 2017 a rede de cidades criativas da UNESCO como cidade da gastronomia.
Isso quer dizer que a cidade abriga uma diversidade cultural que abrange os cardápios dos restaurantes da região. Com ingredientes locais cultivados de maneira artesanal para o preparo de receitas tradicionais passadas de geração em geração. Essas receitas foram reinventadas e são apresentadas por chefs e restaurantes proporcionando uma experiência gastronômica que une o melhor do regionalismo com o que há de mais moderno na cozinha brasileira.
Aproveite para conhecer os restaurantes Banana Verde, Margarida Café e Quintal das Letras, e aproveitar o cenário para essa união entre o passado e o presente que não poderia ser melhor. Todos eles estão localizados no centro histórico de Paraty.
Equipe Bnboats.
Publicado em: 03/12/232023