Post

Veja quais são os maiores peixes do Brasil

6 de Fevereiro de 2020

Se tem um lugar onde os pescadores podem se sentir sortudos, esse lugar é o Brasil. Nosso país tem mais de 2500 espécies de peixes de água doce, distribuídos de Norte à Sul, e quase 1300 espécies no ambiente marinho. 

Tamanha diversidade fez com que a prática da pesca se tornasse não só uma forma de buscar alimento, mas também um esporte amado por muitos. E se tem uma coisa que importa nesse esporte, ela é o tamanho dos peixes que os pescadores conseguem capturar. Então, se você também gosta de pescar grandes peixes, confira essa lista com os maiores peixes do Brasil e algumas curiosidades sobre eles:

Resultado de imagem para Pirarucu
Foto: O Eco

1 - Pirarucu e Piraíba

O Pirarucu e a Piraíba não são só considerados somente os maiores peixes do Brasil, mas também do mundo. Eles podem chegar a dois metros e meio e a pesar até 200 quilos. A diferença entre eles é que a Piraíba não tem escamas e o Pirarucu é um peixe escamado. De acordo com especialistas, já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, mas com o passar do tempo eles ficaram mais raros devido ao aumento da sua pesca. 

Onde vivem?

Tanto o Pirarucu quanto a Piraíba vivem na região amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea. preferem viver em águas calmas, então não espere encontrar esses peixes em rios com correnteza. 

Resultado de imagem para Jaú peixe
Foto: Revista Pesca & Companhia

2 - Jaú

O Jaú, também conhecido como Jundiá-de-Lagoa, é um dos maiores peixes do Brasil e pode chegar a quase dois metros de comprimento e pesar cerca de 100 quilos. 

Onde vive?

Este peixe pode ser encontrado pode ser encontrado tanto na região amazônica quanto nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Jaú prefere águas fundas - como poços nos leitos dos rios ou no pé de cachoeiras e corredeiras. 

Resultado de imagem para Tambaqui
Foto: Revista Globo Rural - Globo

3 - Tambaqui

Conhecido popularmente como Pacu Vermelho, o Tambaqui é uma espécie de água doce que pode alcançar 90 centímetros e até 30 quilos. Essa espécie, ao longo do tempo, se adaptou à vários cenários climáticos e, por isso, tem uma alimentação super variada. É um dos peixes mais apreciados na culinária amazônica. 

Onde vive?

O Tambaqui vive na Bacia Amazônica e podem ser encontrados nos rios de águas barrentas durante a seca. Os peixes jovens preferem os lagos mas, durante a cheia, entram nos igapós. 

Resultado de imagem para Poraquê
Foto: Conexão Planeta 

4 - Poraquê

O Poraquê, conhecido também por peixe-elétrico, é um peixe que pode chegar até dois metros de comprimento e pesar 20 quilos. A sua grande peculiaridade é que ele consegue produzir descargas elétricas em suas células musculares - daí vem o seu nome. “Poraquê”, na língua tupi, significa "o que coloca para dormir".

Onde vive?

O Poraquê vive, em sua maioria, na Bacia Amazônica e rios do Mato Grosso e Rondônia. 

Resultado de imagem para dourado peixe
Foto: Correio do Estado

5 - Dourado

Dourado, Doirado, Piraju, Pirajuba ou Saijé, este peixe é encontrado não só no Brasil como quase em toda a América do Sul. São encontrados peixes com até 25 quilos e um metro de comprimento. Quando fisgados, eles dão pulos para fora d’água e impressionam os pescadores. 

Onde vive?

O Dourado pode ser encontrado nas correntezas Bacias do Paraná, de São Francisco, do Rio Doce e do Paraíba do Sul (Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Sul de Goiás).

Quer encontrar esses peixes viajando com as melhores embarcações? Entre em contato com a Bnboats e alugue o barco ideal para o seu tipo de pesca!
 

Fontes: https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-principais-especies-distribuicao-geografica-habitat-alimentacao-reproducao-e-caracteristicas-gerais
http://fishpoint.com.br/tipos-de-peixe/os-seis-maiores-peixes-do-brasil/
https://agro20.com.br/jau/
https://www.embrapa.br/contando-ciencia/animais-e-criacoes/-/asset_publisher/jzCoSDOAGLc4/content/o-maior-peixe-de-rio-do-mundo/1355746?inheritRedirect=false
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/jau.html
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102566/1/boletim.pdf
http://www.pescacommosca.com.br/px43.htm
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/poraque-como-vive-o-peixe-eletrico-da-amazonia.htm