Post

Quais praias conhecer no Guarujá?

22 de Novembro de 2019

Sempre dizemos aqui que o Brasil é cheio de belezas naturais e que ninguém precisa ir até o Caribe para ver belas praias. Mas como dizer isso é chover no molhado, hoje nós vamos mostrar uma região que está pertinho do grande centro urbano de São Paulo e pode ser um oásis no caos do dia a dia. Guarujá é um dos destinos preferidos de quem gosta de sossego, mas além de sombra e água fresca, as praias também têm muitas atividades esportivas e algumas são bem agitadas para quem vai com os amigos.

Veja aqui quais praias conhecer no Guarujá e aproveite as dicas quando chegar lá.

Antes, uma curiosidade: nas colinas sobre a linha costeira existem túneis da Segunda Guerra Mundial do Forte dos Andradas. A Fortaleza da Barra, perto da foz do Estuário de Santos, foi construída no século XVI para proteção da cidade contra os piratas. Legal, né?

Agora vamos lá, veja quais praias conhecer no Guarujá:

Praia das Astúrias

 

Foto: site Naturam

Uma praia que reúne pescadores, vida urbana e turistas. É ótima para banhos, pesca e para tirar ótimas fotografias. O visual pode ser registrado se você for até o Mirante das Galhetas, o Forte dos Andradas ou o Mirante Caixa D’água - todos em Astúrias. 

Para quem gosta de pescar, o local mais indicado é na Ponta das Gualhetas, lado direito da praia. 

Praia do Tombo

Foto: Divulgação Prefeitura Guarujá

Praia preferida dos surfistas, ela é palco de diversos campeonatos de surf mundial e internacional. Por isso atrai um público mais jovem e está sempre recebendo eventos. 

O nome da praia não é por acaso. Quem arrisca entrar no mar tem que encarar altas ondas e areia com vários buracos, o que faz com que muitos banhistas levem caldo atrás de caldo. Então já fica o aviso: se você não souber nadar ou estiver com crianças, é melhor ficar pela areia da praia. 

Praia da Enseada

Resultado de imagem para praia enseada guaruja

Foto: site TripAdvisor

 maior praia do Guarujá é a da Enseada. Ela é conhecida por ter uma ótima infraestrutura e oferecer diversos serviços - restaurantes, quiosques, hotéis, instrutores de esportes aquáticos e muito mais. 

Além disso, é lá que está uma das grandes atrações do Guarujá: o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul. Esse aquário tem mais de 1400 litros de água e abriga diversas vidas marinhas. 

Praia de Pitangueiras

Foto: site Trivago

A Praia de Pitangueiras é a praia central de Guarujá e é a que atrai mais turistas. Lá você pode encontrar uma praia boa para banho e muitas opções de culinária. O calçadão é característico por ter várias pitangueiras, por isso a origem do nome. 

 

Praia de Iporanga, Praia das Conchas e São Pedro

Foto: site TripAdvisor

Essas praias serão um segredinho nosso, ok? Estas três praias ficam dentro de um condomínio fechado de alto padrão chamado Iporanga. Ele fica a 25 km do centro do Guarujá, depois da praia do Perequê. 

Para garantir a preservação dessas praias, o acesso é limitado para visitantes - podem entrar cerca de 130 carros por dia. Se quiser conhecê-las, chegue cedo!

O acesso às praias é feito por pequenas trilhas dentro do condomínio, cercadas de verde. Por terem um acesso limitado, essas praias são diferentes por suas belezas naturais, o verde, a areia branca e a água cristalina do mar. Além disso, são ideais para quem gosta de sossego e quer curtir praias quase desertas.

 

Praia Branca

Foto: site Praias do Guarujá

A Praia Branca é um dos últimos redutos caiçaras de Guarujá e é conhecida por seu clima alto-astral. O acesso é feito somente por trilha ou pelo mar. Quem quer fugir das praias urbanizadas essa é uma ótima opção. 

A vila habitada por cerca de 350 habitantes ainda preserva costumes e tradições caiçaras, como as pequenas casas em meio à natureza, as festas, o clima pé na areia e a simplicidade. Apesar de pertencer ao município do Guarujá, a Prainha Branca fica na divisa com Bertioga, na saída da balsa.

Ah, e claro, se quiser conhecer todas essas praias da melhor forma (que é pelo mar), alugue seu barco aqui  - é tão fácil quanto chamar um táxi por aplicativo. 

Gostou das dicas de quais praias conhecer no Guarujá? Acompanhe a Bnboats no Instagram e veja várias outras dicas por lá!