Post

O melhor itinerário para um Final de Semana em Paraty!

27 de Setembro de 2019

Andar pelas ruas de Paraty é como estar em um museu a céu aberto, que nos revela através dos detalhes que as suas edificações escondem, um passado colonial que se confunde com a modernidade dos nossos tempos. 

A história da cidade tombada em 2019 pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional se mistura facilmente com a história o Brasil, primeiro quando testemunhou o desaparecimento dos índios nativos que ocupavam toda região durante a chegada dos portuguese no século 16 e depois, quando tornou-se referência econômica durante os ciclos de produção do açúcar e do café, e importante rota do transporte do ouro trazido de Minas Gerais. Além de ser uma referência náutica para entusiastas e navegadores por ser um porto de condições muito favoráveis à navegação.  

A natureza circundante também é generosa e oferece muitos atrativos para os visitantes. A cidade se espreme entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina, um refúgio da flora e fauna da Mata Atlântica, e o mar. A exuberância natural da cidade ostenta centenas de praias além de cachoeiras e trilhas para a prática de hiking e ciclismo.

Paraty hoje é um pólo turístico respeitado, com uma infraestrutura completa que oferece roteiros gastronômicos, artísticos e culturais. 

Preparamos um itinerário com as melhores opções para você curtir Paraty por terra e por mar.

Conhecer as Ilhas de Paraty

Alugar um barco em Paraty tem que fazer parte dos planos se você quiser conhecer algumas das 65 ilhas que existem nas águas ao redor da cidade, e que sozinhas já ocupariam, sem arrependimentos, todo o seu final de semana. 

Mas se você não quer só pular de uma ilha para outra vale a pena separar um tempo para conhecer a Ilha Comprida, um recanto livre da ação humana e com imensurável vida marinha, a ilha é rodeada por paredões rochosos e possui águas calmas e cristalinas que formam verdadeiras piscinas naturais. O local é indicado para a prática de mergulho com snorkel e da pesca esportiva.

Outro destaque que não pode faltar é o imperdível fiorde do Saco do Mamanguá, local de beleza singular no nosso país. Faça também uma visita à Praia do Engenho, Praia de Ponta do Costa e Praia do Cruzeiro.

Confira as melhores opções de barcos para alugar em Paraty.

Conhecer os Alambiques

“Desce uma Paraty pra mim!”

A região que já foi a maior produtora do país começou sua produção em meados de 1600 e tornou-se a mais cara e cobiçada cachaça do Brasil. Em 1700 eram mais de 100 alambiques espalhados pela cidade e teve tanta importância para região que a cachaça era chamada pelo nome da cidade: Paraty.

Hoje restam apenas 7 alambiques que recebem visitantes, anote aí:

  1. Alambique Coqueiro

  2. Alambique Corisco

  3. Alambique Maria Izabel

  4. Alambique Paratiana e Mulatinha

  5. Alambique Pedra Branca

  6. Alambique Maré Cheia

  7. Alambique Engenho D’ouro

Conhecer a Gastronomia Criativa

Pra quem não sabe Paraty integra desde 2017 a rede de cidades criativas da UNESCO como cidade da gastronomia. 

Isso quer dizer que a cidade abriga uma diversidade cultural que abrange os cardápios dos restaurantes da região. Com ingredientes locais cultivados de maneira artesanal para o preparo de receitas tradicionais passadas de geração em geração. Essas receitas foram reinventadas e são apresentadas por chefs e restaurantes proporcionando uma experiência gastronômica que une o melhor do regionalismo com o que há de mais moderno na cozinha brasileira. 

Aproveite para conhecer os restaurantes Banana Verde, Margarida Café e Quintal das Letras, e aproveitar o cenário para essa união entre o passado e o presente que não poderia ser melhor. Todos eles estão localizados no centro histórico de Paraty.

 

Equipe Bnboats.