Post

6 peixes brasileiros que deveriam estar na sua lista de troféus

27 de Setembro de 2019

1- Robalo

 

O Robalo é um peixe de escamas de cor prateada e com mandíbula pontuda que ocorre em toda a costa litorânea brasileira, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Das seis espécies que existem no Oceano Atlântico, quatro são encontradas no litoral brasileiro. Destaca-se principalmente o robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e o robalo-peva (Centropomus paralellus). Pode alcançar até 1,2m de comprimento e 25kg. O peixe é conhecido pela sua imprevisibilidade de comportamento e, por isso, seus exemplares de maior tamanho são muito procurados por sua esportividade na hora da briga. Recentemente, foi pescado em Bertioga o primeiro exemplar de Robalo Flecha com 33kg, o maior peso registrado para a espécie até hoje.

 

2- Anchova

 

As Anchovas freqüentam as águas agitadas das regiões mais profundas dos costões rochosos que se projetam para dentro do mar, onde ficam a espera das presas. É um peixe altamente voraz, atacando inclusive indivíduos da mesma espécie. É um dos peixes marinhos mais procurados pelos pescadores esportivos, e também tem importância comercial.Para se capturar um indivíduo de porte regular (mais de 5kg) é preciso muita briga porque o peixe não se entrega facilmente. Como costuma correr bastante, também é preciso ter muita linha à disposição. A pescaria de arremesso junto aos costões é mais eficiente. 

 

3- Dourado

 

Um dos peixes mais famosos e procurados na prática de pesca esportiva. É assim chamado por causa de sua coloração dourada com reflexos e tons avermelhados. É um peixe carnívoro que vive em corredeiras e cachoeiras. É muito procurado pelos pescadores sendo um dos principais peixes a serem pescados e com certeza faz parte da lista de troféus de todo pescador esportivo que se preze. Chamado de “Rei do Rio” o Dourado é muito apreciado pela sua esportividade e a qualidade da sua carne. 

 

4- Tucunaré

 

Famosos entre os pescadores e com certeza um dos peixes obrigatórios na lista de troféus. O Tucunaré (do tupi, “amigo da árvore) é um peixe que briga bastante e proporciona fisgadas emocionantes, ele pode ser atraído tanto com iscas vivas como artificiais e encontra-se com facilidade por toda a bacia amazônica e rios e lagoas do sudeste. Tem como característica a sua voracidade e sua atividade caçadora, alimentando-se de peixes até maiores do que eles próprios, além do seu comportamento territorialista e sedentário. 

 

5- Atum

 

O Atum pode ser encontrado em toda a costa brasileira especialmente no nordeste. Seu tamanho pode chegar até 3 metros de comprimento e pesar até cerca de 1 tonelada. Seu tamanho e velocidade que pode chegar até 70km por hora quando persegue sua presa, fazem com que a pesca esportiva desse gigante azul de água salgada seja uma experiência a parte. 

 

6- Aruanã

 

Peixe de escamas com corpo alongado e esguio que tem hábito de caçar próximo à superfície e tem, como característica, o salto para fora d’água para ao atacar suas presas que são outros peixes e invertebrados aquáticos e terrestres, podendo chegar a saltar até 2 metros de distância. Por essa característica de movimentação, o Aruanã é um dos melhores peixes esportivos que oferece uma boa briga que pode ser cheia de saltos e rasgadas, proporcionando momentos fortes que fazem valer o seu lugar na lista. 


 

E você? Quais peixes dessa lista já fisgou?

 

E quais ainda faltam? 

 

Leia mais no nosso blog de pesca e receba a nossa newsletter

 

Equipe Bnboats!