Post

4 melhores destinos para pescar no Brasil

8 de Janeiro de 2020

Quem é apaixonado por pesca sabe que o Brasil é repleto de lugares com condições ideais para o esporte. A variedade de biomas faz com que nossos mares e rios sejam repletos de centenas de espécies de peixes. Com tantas opções, pode ser difícil escolher um destino para uma viagem de pesca, né? Por isso listamos aqui os 5 melhores destinos para pescar no Brasil, veja a seguir!

É muito peixe mesmo!

O Brasil contém cerca de 2.587 espécies de peixes de água doce e 1.298 de água salgada. Nada menos do que 14% da reserva de água doce do planeta está em nosso território, o que torna o ambiente ideal para boas pescarias. 

Amazônia

Foto - iGUi Ecologia

Não só procurada por brasileiros apaixonados por pesca esportiva, a Amazônia também é um dos lugares mais visitados do mundo para a prática dessa atividade. E é fácil explicar o porquê: é um dos maiores e mais esplêndidos "berços" da biodiversidade mundial. Isto também se deve ao número de espécies de peixes que podem ser encontradas lá.

Os rios Amazonas, Solimões, Negro e seus afluentes são verdadeiras joias. A região combina vastas belezas naturais e ótimas oportunidades para quem procura por peixes mais “exóticos”, como pirarucus, tucunarés, aruanãs e traíras.

Rio São Francisco

Foto - Uol Educação

O Rio São Francisco tem a nascente em Minas Gerais corta o nordeste em belíssimas paisagens e ótimos locais para pesca esportiva. Na Bahia, por exemplo, um dos lugares preferidos dos pescadores é a região de Bom Jesus da Lapa. Surubins, Dourados, Piauis, Curimbatás e Matrinxã são algumas das espécies presentes no local.

Já em Aracaju, os Surubim-pintados e Dourados são encontrados em grande quantidade. 

Importante: a melhor época para pescar no Rio São Francisco é entre março e outubro. Esse período é quando acabam as cheias, e por isso é uma temporada intensa de pesca - por isso é muito cheio. Se você quiser aproveitar o local com menos movimento, a dica é ir no meio da temporada. Agora, se quiser pegar os “melhores” peixes, o começo da temporada é o ideal.

Pantanal

Foto - Site Toda Matéria

Presente em sua maioria no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o Pantanal tem algumas espécies de peixes específicos do lugar como o dourado, pacu, piraputangas, piaus, jaús, pintados etc. Além dessas, também há a pesca de piranhas, que é bem praticada no lugar.

Não há uma pessoa apaixonada pela pesca que não tenha sonhado em praticar essa atividade em um dos encantadores rios do Pantanal. Esse costuma ser o destino preferido dos pescadores e não é à toa. Há uma enorme quantidade de peixes que vivem em toda a extensão do Rio Paraguai, que inicia no Mato Grosso, chegando ao Rio Paraná, após cruzar o Mato Grosso do Sul.

Rio Araguaia

Foto - Site Aquaprotek

O rio Araguaia é um dos maiores do Brasil e banha os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. A nascente do rio se encontra na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, em Goiás.

Para explorar esse rio, você deverá ir até ele mais de uma vez, tamanha sua extensão. A diversidade de espécies de peixes na região atrai pescadores de todos os cantos do país. As melhores épocas para pescar no Araguaia estão entre abril e junho, que é quando ele está com o volume mais baixo. Além do volume muito grande de peixes, você encontrará algumas espécies como pirararas, dourados, cachorras, filhotes, tucunarés e matrinxãs.

 

Nada de sair sapateiro!

Essas são algumas das dicas de melhores lugares para pescar no Brasil (incluindo água doce e salgada) e encontrar uma imensa variedade de espécies. Não se esqueça de que uma viagem como essa deve ser bem planejada, considerando as épocas em que a atividade não está proibida pela legislação ambiental. 

Faça um roteiro cuidadoso e organize sua viagem, fazendo a reserva antecipada do barco e se certificando que ele tem todo o necessário para praticar a pesca. Também é importante verificar as condições climáticas para o período em que pretende fazer a viagem.

Para iniciar a sua programação de pesca no Brasil, visite nossa página especial de pesca esportiva somente com barcos equipados para pesca esportiva e alugue um barco ideal para o seu roteiro.

Obs.: Lembre-se de que você precisa de uma licença para praticar pesca esportiva no Brasil. A licença federal tem validade de um ano e pode ser adquirida no site do Ministério da Pesca. Os limites de pesca (quantidade e peso) variam anualmente e de acordo com o lugar. Informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente do estado que você visitar.